terça-feira, 27 de setembro de 2011
Homenagem tricolor: Leônidas Da Silva
Leônidas foi adquirido junto ao Flamengo por vultoso 200 contos de réis, a maior transação do futebol sul-americano da época. Os torcedores do Corinthians e do Palmeiras diziam que o São paulo havia acabado de comprar um ''bóde''. Só que esse ''bóde'', em nove anos, ajudou o clube a conquistar seus 5 primeiros titulos paulistas, todos na década de 40. E o ''bóde'' esta entre os 6 maiores artilheiros do tricolor em todos os tempos. Nascido no rio de janeiro, em 06/09/1913, começou sua carreira no São Cristóvão em 1929, passando depois pelos seguintes clubes: Sirio-libanês-RJ, Bonsusseso, Penãrol, Vasco da gama, Brasil-RJ, Botafogo-RJ, Flamengo e, finalmente, São Paulo, ficando de 1942 até 1950. Ágil, veloz, bom cabeceador, ganhou o apelido de ''homem borracha'' em razão de seus incríveis gols de bicicleta. Era chamado também de ''Diamante negro'', que virou marca de chocolate, famosa até hoje. Pela seleção Brasileira, atuou nas copas do mundo de 1934 e 1938, sendo que, nesta última, foi artilheiro da competição com 8 gols. Pelo São Paulo, atuou em 210 partidas, com 136 vitórias, 36 empates e 38 derrotas, marcando 142 gols. Faleceu em 24/01/2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho ótimo resgatar-mos nossos ídolos do passado pois isso é memória. Por isso e para isso é que existe o museu. (memória é cultura)
ResponderExcluirParabens Mattheus.
Tratando-se de museu, quem está fazendo um trabalho lindo é o flamengo pois logo em breve estará inaugurando seu belo museu na gávia e está com um museu intinerante por diversas cidade do estado e também em vitória do Espirito Santo além de ter uma esposição em Maiame e em Singapura. Acho que o caminho para divulgação é esse apesar da diretoria do flamengo trabalhar mal.
ResponderExcluirvc vc vc vc vc vc vc vc quer
ResponderExcluir