Nação tricolor:
A entrevistada da vez é Raiza Oliveira, torcedora fanática e colunista do site saopaulindas.
Confira a entrevista abaixo:
Mattheus: Você começou a torcer pelo São Paulo por influencia de alguém?
Raiza: Na verdade não. Sou de uma família totalmente desligada de futebol, que quase ninguém foi num estádio na vida. Mas lembro que todos falavam que torciam pro São Paulo quando o assunto era esse. Tenho um tio e prima mais velha que são São Paulinos de ter camisa, acessórios e tudo mais, mas que nunca chegaram a me falar muita coisa do time ou mesmo me levar ao estádio. Acho que sou o caso do "nasceu são-paulina", e achava o máximo ser uma das únicas são-paulinas na escola, que sempre foi infestada de corintianos. Meu pai é santista, mas nunca quis me influenciar quanto a futebol, pelo contrário, ele só me deixou ir ao estádio pela primeira vez ano passado.
Mattheus: Qual jogo foi inesquecível pra você e por que?
Raiza: Sem dúvidas foi meu primeiro jogo no estádio. Foi no lendário jogo 1000 do Rogério Ceni,o 7 de setembro ensolarado de 2011, no Morumbi. Não poderia ter escolhido outra data pra ver o time de perto pela primeira vez!
Mattheus: Qual seu maior ídolo do São Paulo e por que?
Raiza: Admiro muito o Rogério Ceni, sem dúvida atualmente é o único "intocável" no São Paulo hoje pra mim, até porque o vi/estou vendo jogar. Mas tem um jogador que é referência no São Paulo pra mim; como se representasse tudo o que me fez torcer pelo clube, que é o Raí. Comecei a torcer por causa dele. Quando eu era criança, só se ouvia falar dele pelo que fez em 92 e 93. O considero meu ídolo do SPFC.
Mattheus: Na sua opinião, onde o São Paulo errou na Copa do Brasil?
Raiza: Não acho que houve erro na Copa do Brasil. Nossa queda na competição foi mais uma consequência de erros cometidos há anos atrás. Ou esta foi a primeira competição que fomos eliminados? Tem muita coisa errada acontecendo no SPFC e não me arrisco dizer que é só culpa de uma pessoa. O Juvenal Juvêncio tem uma boa parcela de culpa sim, apostou e ainda aposta em jogadores fracos, não larga sua soberba característica achando que tá tudo bem... mas não é o único. Muita coisa precisa mudar pra voltarmos aos anos de glórias, e isso não vai acontecer pra esse ano. É bom nos prepararmos pra mais fortes emoções.
Mattheus: O que você espera do São Paulo no brasileirão e/ou na Sul-americana?
Raiza: Acho que respondi essa pergunta na resposta acima, rs... Vou tentar sair pela tangente: Vou torcer.
Mattheus: O que o São Paulo representa na sua vida?
Raiza: Por muito tempo, uma paixão e referência de vitória, superação e luta. Hoje, além disso, é o meu trabalho, meu portifólio, minhas reflexões nas madrugadas pras colunas...
Mattheus: Quem acompanha o SPFC1935, sabe que lá as colunas são feitas por mulheres.
O que você tem a dizer sobre essa proposta do SPFC1935 em relação as SãoPaulindas?
Raiza: Acho genial. Não é "jabá" por escrever pro site (rs) mas porque é um espaço que as mulheres têm pra mostrar que não acompanham futebol pra "ver homem bonito", como já ouvi tantas vezes. Ou quebrar o paradigma de que mulher não sabe opinar sobre o esporte, não sabe o que é impedimento, um volante, esquema tático e muito menos da situação do time. Pode saber tanto quanto um homem, menos ou mais. Acharia legal ver sites parecidos pra outros times. Poderíamos promover um tipo de mesa-redonda com as meninas de outros times, já pensou que bacana?
Mattheus: Deixe um recado pra torcida.
Raiza: Um recado que gostaria de deixar aqui é que, mesmo em meio a essa fase péssima que estamos enfrentando há 3 anos, não podemos esquecer que temos que prezar pelo São Paulo Futebol Clube. São pessoas que estão o fazendo perder por um momento sua essência vencedora. Não perca a esperança de que iremos sair dessa! De 1994 a 2004 também fomos pífios em relação à títulos, mas uma hora as coisas se acertaram e voltamos à fase de vitórias. Ficamos mal acostumados. Protestem de forma inteligente.
Abraços!
Sigam a Raiza no twitter: @ra_iza
Sigam o twitter deste blog: @mattheustricolo
Curta o blog no facebook acessando a página do blog
O mattheus sabe quanto gosto de futebol e quanto acompanho este blog. Já vi bastante entrevistas maravilhosas, mas honestamente gostei muito desta e quando a Raiza fala do dr. JJ e demostra entender da matéria da qual ela trata. Parabens RAIZA.
ResponderExcluir